PortugueseEnglishSpanish
PortugueseEnglishSpanish

T502 – Treinamento Processos de Nutrição Animal – Básico (TP – 40 h)

Treinamento de nutrição animal para operador é uma reflexão sobre os impactos dos custos envolvidos, e sobre como utilizá-los no gerenciamento do dia a dia. De um modo geral, os valores são conhecidos, mas percebemos que muitos não conseguem usá-los de forma adequada nas decisões rotineiras, e nem usá-los para defender os investimentos necessários.

De forma aproximada, os custos que envolvem a área de rações numa integração são os seguintes:

  • Mais de 40% do orçamento total de despesas de uma integração é representado pelo orçamento da área de rações (custo da ração no comedouro);
  • O custo da ração representa mais de 70% do custo do animal vivo;
  • O custo da ração no comedouro é composto pelos seguintes itens, matérias primas, em geral, > 93%; custo operacional de 2,5 a 4,5% (dependendo sobretudo do tamanho da fábrica e da automação, entre outros); e transporte da ração de 2 a 3%.

Essa composição dos custos mostra claramente a importância e o impacto da área de ração nos custos de uma integração avícola e evidência como eles devem ser avaliados e gerenciados.

Essa composição de custos serve também para alertar as pessoas envolvidas na fabricação de rações, no sentido de que não podem cometer erros, pelo menos reduzirem ao máximo, pois qualquer erro que seja cometido afetará mais de 90% dos custos e não permitirá o aproveitamento das matérias primas por parte dos animais.

Assim, além de comprometer o desempenho animal, não estará colaborando com a sustentabilidade, pois recursos naturais (matérias-primas, água e energia de transformação) serão desperdiçados.

Outro aspecto que fica evidenciado é o fato de que qualquer processo industrial capaz de agregar valor às matérias-primas (como a moagem, a dosagem, a mistura, o tratamento térmico, etc.) terá impacto direto sobre o maior custo e, portanto, há uma grande chance de se ter uma relação de custo/benefício favorável, e um retorno do investimento rápido nestes processos de agregação de valor.

plugins premium WordPress
Pesquisar

Por favor, preencha o formulário para entrarmos em contato

Ao clicar em "Enviar" você concorda com nossa Políticas de Privacidade.

Produtos