PortugueseEnglishSpanish
PortugueseEnglishSpanish

66a Fábrica de Rações com o Gemba Mill implantado – Cooper A1 Palmitos / SC

A solução Gemba Mill é uma plataforma MES (Sistema de Execução de Manufatura) para Automação de Fábricas de Nutrição Animal (Fábrica de Rações e Fábrica de Premix). Atualmente o Gemba Mill é um dos melhores e mais completos sistemas de automação para o controle, gerenciamento e rastreabilidade das fábricas voltadas ao segmento de nutrição animal. Com ele é possível realizar o controle de todas as etapas englobadas nos processos de fabricações tais como, recebimento, armazenagem, transilagem, dosagem, mistura, moagem, peletização, expedição e ensaque. A solução conta ainda com vários recursos opcionais e customizações para garantir maior eficiência dos controles e processos produtivos.

Por: Deise Bendo – Lider de Desenvolvimento e Henrique Neri – Lider de TPMS

Retrofit e substituição da Automação Fábrica de Rações – Unidade de Palmitos/SC

Necessidade

A Cooperativa Cooper A1, unidade de Palmitos/SC, solicitou junto a AGPR5, a elaboração de um projeto de retrofit e substituição da automação existente da Unidade de rações com a capacidade de produção de 23 ton/h.

O sistema de automação implantado anteriormente não estava mais atendendo as necessidade do cliente, bem como, mostrando-se vulnerável, devido as possíveis falhas, travamentos, entre outros.
Solução

Para atender a essa necessidade, a AGPR5 desenvolveu o projeto de automação de toda a linha de produção de rações, no intuito de substituir a automação existente na planta até então. Os trabalhos foram realizados em um período de 48 horas.

Sendo assim, não ocasionando problemas de paradas na produção.

Junto ao acompanhamento da produção por um período de 7 dias, foi realizado também um treinamento para apresentar as funcionalidades do sistema Gemba Mill para que os operadores pudessem se familiarizar com os recursos oferecidos pelo sistema Gemba Mill e assim melhorar e aumentar a produção da fábrica.

Benefícios

Aumento da produção de 23 Ton/h, para 32 Ton/h, tendo um ganho de 33 %. Controle de alimentação dos moinhos com inversor de frequência para extrair o máximo de capacidade de moagem; Reprogramação de silo de destino alternativo quantas vezes forem necessárias; Impressão do Ticket de Expedição; Comunicação e integração com a linha existente de produção; Comandos de controle das rotas como parada programada, parada instantânea, pausa; Registro total dos tempos de dosagem, controle de equipamentos e tempos de produção; Verificação completa de todas as movimentações de produtos, não possibilitando assim erros de mistura de produtos; Visualização completa da dosagem durante a produção; Prioridade na ordem de dosagem para silos com mesmo produto; Verificação em tempo real do destino de cada batelada com possibilidade de mudança; Dosagem conjunta de silos com mesmo produto; Mensagens de notificação do sistema, deixando a operação mais ágil, muito mais segura e informativa; Parâmetros de dosagem baseado por fórmula; Verificação on-line do consumo de matéria-prima no agendamento da produção; Verificação da possibilidade de execução da produção, indicando o motivo caso ela não esteja disponível; Intertravamento de Units permitindo peleteiras compartilhadas; Definição de regras de contaminação e limpeza de linha; Viagem de entrega de ração independente do caminhão; Prioridade na ordem de carregamento para silos com mesmo produto; Controle de tolerância mais e menos; Controle de velocidade de dosagem com inversor de frequência; Sistema exclusivo e patenteado de auto-ajuste da antecipação; Estoque mensal e correção de estoque; Registro de correção de silo; Verificação de tempo de limpeza do silo; Configuração de esvaziamento de silo com nível baixo; Indicação de balança cheia e vazia; Indicação de progresso e verificação de falta de produto ou dosagem lenta; Indicação de tempo máximo de dosagem; Backup automático (diário) de banco de dados; Entrada de produto no estoque de produto sem estar em silo; Interface do supervisório de fácil aprendizagem e visualização.

Sobre a Cooper A1

A Cooper A1 foi a primeira cooperativa agropecuária formal de Santa Catarina, com sede em Palmitos, SC.

Esta embasada em um tripé administrativo formado por associados, diretoria e colaboradores.

Atua no recebimento, secagem, beneficiamento, armazenagem, industrialização e comercialização da produção dos cooperados, na produção e comercialização de rações e concentrados, na compra em comum de insumos e bens de consumo, além da prestação de assistência técnica no campo e assistência social e educacional aos cooperados e colaboradores.

A maior parte da produção agrícola dos cooperados, principalmente o milho, é utilizada como matéria-prima para produção de rações nas próprias fábricas.

Já a industrialização da produção pecuária (suínos, aves e leite) é encaminhada à Cooperativa Central Aurora Alimentos.

Ficha Técnica

Cliente: CooperA1, Palmitos/SC.

Produto: Gemba Mill.

Controle: SoMachine Logic TM258LF42DT, 612 pontos de IO.

Redes Industriais: CanOpen, Modbus RTU, Modbus TCP.

Devices : 9 com comunicação CanOpen (Remotas) + 12 com comunicação CanOpen (Inversores) + 9 Comunicação Modbus RTU ( Softstarter e Indicadores de pesagem)

Sistema: Windows server 2012, 64 bits.

Banco de dados : SQL Server 2014 + Viewers Windows 10, 64 Bits.

Supervisório: 1500 Tags + 2 Viewer + 1 Viewer Only.

Driver de comunicação: Simatic.Net.

Deixe seu comentário

Veja mais:

plugins premium WordPress
Pesquisar

Por favor, preencha o formulário para entrarmos em contato

Ao clicar em "Enviar" você concorda com nossa Políticas de Privacidade.

Produtos