PortugueseEnglishSpanish
PortugueseEnglishSpanish

Implantação do Gemba BPF Digital na Cotrijal – Cooperativa Agropecuária e Industrial

 

A Cotrijal possui enquadramento no Grupo I da Instrução Normativa 04 e a certificação na IN 65 do MAPA

Cliente: Cotrijal – Cooperativa Agropecuária e Industrial

Localização: Não-Me-Toque – RS

Responsáveis: Daniel Feliciano e Gustavo Medeiros

Data da implantação: Junho/2023

 

A Cotrijal, maior Cooperativa Agropecuária do Rio Grande do Sul, possui um modelo voltado para a implementação dos princípios de qualidade total em todos os setores, com foco na viabilidade técnica e econômica do produtor. A meta é se destacar em organização, tecnologia e gestão no agronegócio brasileiro.  Isso envolve acesso a informações; inclusão de produtores, mulheres e jovens no processo cooperativo; alternativas para melhorar o desempenho das propriedades, desenvolvimento de programas voltados à administração e gestão na área de grãos e produção animal; qualidade da produção, capacitação pessoal e profissional e consciência ambiental.

Em 2015, a Fábrica de Rações Cotrijal conquistou o enquadramento no Grupo I da Instrução Normativa (IN) 04 do MAPA que padroniza as BPF’s (Boas Práticas de Fabricação) e a certificação na IN 65 (uso de produtos medicamentosos). Essas conquistas a promoveram ao nível de produtora de rações com a garantia de padrão de qualidade necessária para produções de maior exigência tecnológica.

A Cooperativa se tornou referência na região em produção de ração animal, resultando em mais auditorias e fiscalizações dos órgãos públicos e privados. E, assim como outras empresas do setor, ela se viu diante dos obstáculos relacionados com a burocracia do controle manual e registros das informações exigidas para atender às Boas Práticas de Fabricação.

 

Desafios enfrentados pela Cotrijal:

Nesse contexto, a Cotrijal vivenciava diversos desafios inerentes às Boas Práticas de Fabricação:

  1. Controle manual de registros: A empresa precisava lidar com o registro de informações em documentos físicos, o que gerava um alto consumo de papel e tornava a tarefa de rastreabilidade complexa e propensa a erros.
  2. Dificuldade de integração de dados: As informações eram armazenadas em diversas planilhas e sistemas, dificultando a integração e a análise posterior dos dados, além de aumentar o risco de inconsistências nos registros.
  3. Demora nas auditorias: Durante as auditorias realizadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a equipe da Cotrijal enfrentava dificuldades para localizar e apresentar os registros de acordo com as exigências, resultando em pressão e insegurança durante esses processos.

 

Solução:

Diante desses desafios, em maio de 2022, com a publicação do Ofício Circular Nº 21/2022/SDA/DIPOA, o Ministério da Agricultura passou a admitir o uso de formulários informatizados para os registros dos controles internos e das BPFs das empresas da área de alimentação animal.

Agora, as empresas que tiverem uma estrutura digital, segura e que possa garantir a inviolabilidade dos dados, poderão fugir da papelada e ter toda sua documentação 100% digital.

Diante desses desafios, a Cotrijal encontrou uma solução inovadora e eficaz para sua jornada em direção ao aprimoramento dos processos de Boas Práticas de Fabricação: o Gemba BPF Digital, desenvolvido pela AGPR5.

O Gemba BPF Digital é uma ferramenta personalizável e completa que permitiu à Cotrijal automatizar os processos de registro, controle e rastreabilidade das informações relacionadas às BPFs. Essa solução trouxe uma interface intuitiva, permitindo que os formulários fossem criados e adaptados de acordo com as necessidades específicas de cada etapa do processo produtivo.

 

Conheça melhor a experiência da Cotrijal com o Gemba BPF Digital

No intuito de oferecer aos seus associados mais uma alternativa para viabilização das suas atividades no meio rural, em meados da década de 1980 a Cotrijal construiu uma pequena fábrica de rações, visando o aproveitamento dos elevados volumes de sobras de classificação dos grãos recebidos pela Cotrijal, no intuito de agregar valor aos mesmos, transformando-os em alimentos para animais (aves, suínos e bovinos).

Com as novas demandas, tanto com relação à produção quanto a legislação e garantias de qualidade, iniciou-se no ano de 2008, em parceria com a AGPR5, a concretização dos projetos e construção da nova estrutura fabril, com capacidade produtiva de 48 toneladas/hora nas 2 plantas (monogástricos e ruminantes), totalmente automatizada e voltada a atender as atuais exigências de mercado, permitindo uma perfeita rastreabilidade da produção e consequente segurança alimentar.

Preocupada com a qualidade e segurança de seus produtos, a Cotrijal enfrentava desafios significativos relacionados à implantação e gerenciamento das Boas Práticas de Fabricação (BPF) em suas fábricas de ração.

A empresa se via no cenário atual das fábricas de ração brasileiras, onde a manualidade dos registros, o armazenamento de pilhas de documentos físicos e a dificuldade em integrar e mapear informações entre diferentes processos são grandes desafios.

Em busca de melhorias e inovações em sua gestão de processos, a Cotrijal, que já era parceira da AGPR5, conheceu o Gemba BPF Digital, uma solução que prometia ser a resposta para os desafios enfrentados na digitalização das BPF’s.

A princípio, muitas empresas mostram-se receosas diante das mudanças propostas pela digitalização do seu programa de autocontrole e acabam questionando a viabilidade e eficácia da nova solução. Contudo, a Cotrijal estava empenhada em transformar a realidade e não hesitou em adotar essa inovação tecnológica.

Através de um relacionamento de confiança, a equipe da AGPR5 apresentou os benefícios e a forma como o Gemba BPF Digital poderia ajudar a empresa a superar esses desafios. Assim, a Cooperativa tomou a decisão de adotar a solução como parte essencial de sua estratégia para digitalizar suas Boas Práticas de Fabricação.

Durante a implementação contou com o suporte e orientação da AGPR5 em cada etapa com a adaptação da equipe, ajustes na forma de coletar e registrar informações e alinhamento das operações com a nova solução, fortalecendo a parceria e a colaboração mútua em busca do sucesso da jornada.

Com o Gemba BPF Digital plenamente integrado aos processos, a Cotrijal pode colher os frutos da automação das Boas Práticas de Fabricação, conquistando maior eficiência, conformidade legal, segurança nos registros e um ambiente mais sustentável, com a redução significativa do consumo de papel.  E, durante as auditorias do MAPA, pode demonstrar a eficácia e segurança apresentando com facilidade e rapidez os registros exigidos.

A AGPR5, por sua vez, continua inovando e oferecendo soluções tecnológicas que auxiliam as empresas do setor de nutrição animal a enfrentarem os desafios relacionados às Boas Práticas de Fabricação. O Gemba BPF Digital representa um avanço essencial para a indústria, proporcionando uma gestão mais eficiente e tornando o cumprimento das BPFs mais acessível e fluido.

O Gemba BPF Digital, como uma solução tecnológica eficiente, conquista cada vez mais empresas para otimizar seus processos, assegurar a qualidade e segurança de seus produtos e, acima de tudo, alcançar a conformidade legal e a excelência em suas operações.

A implantação do Gemba BPF Digital proporcionou uma verdadeira revolução nos processos de controle e registro das Boas Práticas de Fabricação, tornando a Cotrijal uma referência na indústria de produtos para alimentação animal.

 

Entre em contato agora mesmo e tire todas as suas dúvidas. Estamos prontos para te ajudar!

📲(48) 99912-1586
📧 comercial.br@agpr5.com
🔗https://www.gemba.com.br/bpf

Deixe seu comentário

Veja mais:

plugins premium WordPress
Pesquisar

Por favor, preencha o formulário para entrarmos em contato

Ao clicar em "Enviar" você concorda com nossa Políticas de Privacidade.

Produtos