PortugueseEnglishSpanish
PortugueseEnglishSpanish
PortugueseEnglishSpanish

AGPR5 fornece Obra Turn-Key e automação com Gemba Mill da 2a Linha de Rações de 90 ton/h para suínos, SEARA – Dourados/MS

Gemba Mill é uma plataforma MES (Sistema de Execução de Manufatura) para Automação de Fábricas de Nutrição Animal (Fábrica de Rações e Fábrica de Premix).

Por: Uilians Souza Cardoso (TPMS) e Maurício Accordi (Líder de Projetos e Instalações Elétricas).

Necessidade:

A Seara através de sua unidade localizada em Dourados/MS, solicitou junto a AGPR5, a elaboração de um projeto executivo compreendendo o fornecimento das instalações elétricas (adequação da subestação, força, comando, iluminação e iluminação de emergência), quadros elétricos, instrumentação e automação para a ampliação da fábrica de rações, com capacidade de 90ton/h.

Solução:

A AGPR5 executou toda a instalação elétrica da ampliação da fábrica de rações, compreendendo aproximadamente 140 novos equipamentos, entre eles: 2 peletizadoras de 600CV, 2 moinhos de martelo de 450CV e 1 misturador com 2 motores de 40CV. 470 novos instrumentos (registros pneumáticos, válvulas bifurcadas, sensores de segurança, instrumentos de controle). 130 luminárias e 25 blocos de iluminação de emergência para os novos setores da fábrica, além do fornecimento e instalação de mais 1 transformador de 150 kVA.

Também foram fornecidos, os quadros elétricos, sendo: 3 QGBT’s/QCFP’s, 6 CCM’s, 10 quadros de remotas, 2 quadros de indicadores de pesagem e 1 quadro de distribuição de força e luz.

Além disso, fora fornecido a automação, sendo implementado a versão 2017 do Gemba Mill, com todos os recursos e tecnologias aplicados em automação de fábricas de rações.

Benefícios:

O Gemba Mill é atualmente um dos melhores e mais completos sistemas de automação para o controle, gerenciamento e rastreabilidade das fábricas voltadas ao segmento de nutrição animal. Com ele é possível realizar o controle de todas as etapas englobadas nos processos de fabricações tais como, recebimento, armazenagem, transilagem, dosagem, mistura, moagem, peletização, expedição e ensaque. A solução conta ainda com vários recursos opcionais e customizações para garantir maior eficiência dos controles e processos produtivos.

No que tange ao fornecimento dos quadros e instalações, ressalta-se a padronização nos projetos e instalações, por se tratar da ampliação da fábrica que já possui controle AGPR5, alem da documentação atualizada das instalações e pontos de controle, facilitando assim, a intervenção da manutenção mais precisa e correta.

Desafios:

Foi necessário parar a linha existente para a entrada do abastecimento dos silos novos, que realizam a dosagem nesta nova linha de produção.

Essa parada e os testes tiveram que ser executados em apenas 4 horas para que a linha existente voltasse a produção normal. Realizamos os trabalhos em aproximadamente 2.5h liberando a produção para retornar as atividades antes do tempo programado.Desta forma não tivemos impacto algum sobre a produtividade da linha existente e, ao mesmo tempo, já habilitamos os novos silos para que pudessem ser abastecidos.

Ao todo, após 8 dias de testes em campo, conseguimos iniciar os testes de produção na nova linha e, após 12 dias do início dos startup, realizamos os testes de peletização nas duas linhas, juntamente com os testes do robô de expedição.

Ficha Técnica:

Cliente: Seara, Unidade Dourados / MS.

  • Produto: Gemba Mill.
  • Controle: CLP Siemens S7-1512, 919 pontos de IO.
  • Redes Industriais: Profinet, Ethernet Industrial.
  • Devices : 46 com comunicação Profinet (Remotas, Scalance, Inversores, Softstarter)
  • Sistema: Windows server 2012, Viewers Windows 64 Bits,
  • Banco de dados : SQL Server 2014
  • Supervisório: Elipse E3, 5000 tags.
  • Driver de comunicação: Simatic.Net

Deixe seu comentário

Veja mais:

Por favor, preencha o formulário para entrarmos em contato

Ao clicar em "Enviar" você concorda com nossa Políticas de Privacidade.

Produtos