PortugueseEnglishSpanish
PortugueseEnglishSpanish
PortugueseEnglishSpanish

Gemba MES Safety

Gemba, palavra de origem japonesa que significa “local real” ou local onde você trabalha para criar valor. Para identificar o desperdício e eliminá-lo, existe apenas uma solução: ir para os locais onde há ação, ou seja, no Gemba.

Plataforma MES para Pontos Críticos da NR10 e NR12, Soluções e Adequações as Normas.

Serviços de Adequações de Máquinas: Posterior a análise de risco são necessárias adequações nas disciplinas de elétrica, mecânica, proteções, etc.

Possuímos equipes de campo com conhecimento e ferramentas para este tipo de serviço, instalando sensores, travas, válvulas, alterando o quadro elétrico e demais serviços necessários.

Gemba MES Safety, é uma plataforma MES ( Sistema de Execução da Manufatura) com o início no chão de fábrica com as automações mais básicas dos equipamentos, passando pela monitoração, operação e completo controle de produção.

O nível de controle de processo tem-se a simulação dos pontos críticos da fábrica, incluindo os componentes/dispositivos para atendimento a NR12 de cada máquina, onde periodicamente simula-se todo sensoriamento de campo.

No Gemba permite que supervisores/gerentes parametrizem toda planta, para que todos os tempos e variáveis proporcionem o maior índice de eficiência da fábrica, reduzindo ao máximo os gargalos.

No módulo em nível de planta que inicia com as integrações com os ERP’s (Enterprise Resource Planing) passando pelas ferramentas de OEE (Overall Equipment Effectiveness), OPE (Overall Process Effectiveness), KPI (Key Performance Indicators) e finalizam com o PI (Process Inteligence) fazemos com que as plantas sejam uma continuação dos ERP’s, onde o Gemba será o responsável por tutoriar todos os controles, processos e produção.

NR12

Elaboração, Plano de Ação e Aplicação de Análise de Risco de Máquinas:

DIAGNÓSTICO NR – 12 Para máquinas existentes, caso constatado a possibilidade de risco para os operadores, e NÃO CONFORMIDADES APONTADAS NO DIAGNÓSTICO DE ATENDIMENTO NR-12 necessário uma análise completa da mesma para levantamento dos riscos possíveis e as ações que devem ser tomadas.

Este procedimento é feito por uma equipe com conhecimentos multidisciplinares de processo, mecânica e elétrica.

Após a elaboração da análise de risco é feito um projeto de adequação onde serãoo apresentadas as medidas que vão tornar a máquina segura.

Esse trabalho deve ser feito e assinado por profissional habilitado e deve ser feita a anotação de responsabilidade técnica – ART para validação da análise.

Possuímos conhecimento e experiência para fazer esta avaliação, através de métodos normatizados, como a NBR14153 e IEC62061.

Serviços de Adequações de Máquinas:

Posterior a análise de risco, são necessárias adequações nas disciplinas de elétrica, mecânica, proteções, etc.

Possuímos equipes de campo com conhecimento e ferramentas para este tipo de serviço, instalando sensores, travas, válvulas, alterando o quadro elétrico e demais serviços necessários.

Projetos Elétricos e Mecânicos para Adequação de Quadros e Máquinas Existentes:

Em alguns casos, por exemplo, partidas de grandes motores, são necessárias grandes alterações nos quadros elétricos, bem como na parte mecânica.

Elaboração de Manuais e Projetos As-built:

Caso não esteja disponível é necessário elaborar um manual e um projeto elétrico da máquina, isso é feito pela equipe de projetos que faz toda a verificação e elabora um Projeto As-Built.

Esse projeto é parte da documentação que é exigida para que a máquina esteja em conformidade.

Especificação de Componentes e Projeto:

Caso a Análise de Risco seja feita pelo próprio cliente a AGPR5 está apta a implementar as alterações necessárias, especificando os componentes a serem utilizados e fazendo o projeto elétrico com os circuitos de segurança, seguindo a categoria de segurança exigida.

Quadros Elétricos com Acionamentos para Máquinas:

Fornecemos quadros elétricos testados e aprovados para a operação de segurança de máquinas. Primeiramente é feito o projeto, seguindo a categoria necessária e especificando componentes que atendam essa classificação.

Após montado, o quadro é submetido a testes para certificação de que o mesmo está apto a ser instalado no cliente. Para operação segura de máquinas é necessário o atendimento às condições de operação de segurança. Para isso os quadros elétricos devem dispor de equipamentos próprios para segurança. Estes equipamentos conectados da maneira correta propiciam uma operação sem riscos e dificultam a burla.

Treinamento e Certificação:

Para a capacitação dos colaboradores envolvidos, é realizado treinamentos relativos as atividades que o colaborador estará exposto ao risco.

No término do treinamento a conclusão é efetivada com Aplicação com Troca de Área a entrega do certifcado ao participante.

Por favor, preencha o formulário para entrarmos em contato

Ao clicar em "Enviar" você concorda com nossa Políticas de Privacidade.

Produtos